LeDouce Café & Bistrô

Pitaya na Tigela

A Pitaya também é conhecida como Fruta do dragão é uma fruta exótica e deliciosa que cresce em várias espécies de cactos, e é amplamente consumida em todo o mundo, por causa de uma série de benefícios à saúde. Ela é de origem da América Central e conseguiu se espalhar pelo mundo todo, principalmente no Oriente, embora no Brasil seja apenas cultivada em São Paulo.




Benefícios da Pitaya Para Digestão: A Pitaya além de fortalece o sistema imunológico, ela possui um alto teor de fibra, o que significa que elas ajudam o corpo com os movimentos intestinais, facilitando a passagem suave através do trato digestivo, estimulando o movimento peristáltico, e induzindo a liberação de sucos digestivos. Ao regular a função intestinal com fibra dietética, você reduz suas chances de doenças como constipação, síndrome do intestino irritável e doenças ainda mais graves, como o câncer colorretal.

Benefícios da Pitaya Para o Sistema Imunológico: Um dos aspectos mais benéficos da Pitaya é a sua capacidade de dar-lhe um impulso no sistema de defesa do seu organismo. Devido aos seus altos níveis de Vitamina C, são um dos ativos mais importante para o sistema imunológico de seu corpo, e que estimulam a atividade de outros antioxidantes no corpo. Eles procuram ativamente e ajudam a eliminar os radicais livres, subprodutos perigosos do metabolismo celular, que foram diretamente ligados às condições potencialmente fatais como o câncer e doenças cardíacas.

Benefícios da Pitaya no Emagrecimento: A Pitaya ainda pode ser uma aliada de quem está fazendo dieta para emagrecer, já que em 100 gramas são encontradas apenas 50 calorias e tem propriedades termogênicas ou seja aumenta a queimar de calorias. Além disso, são encontradas duas substâncias importantes: glucagon, que dá sensação de saciedade e tiramina, que inibe o apetite, principalmente por doces.

Pitaya é uma excelente fonte de Antioxidantes: Estudos realizados mostraram que os antioxidantes ajudam a neutralizar a formação de radicais livres. Em particular, os especialistas dizem que a Vitamina C é um dos antioxidantes mais seguros e eficazes para realiza esse grandioso trabalho.

Benefícios da Pitaya Para Diabetes: A Pitaya possui uma grande quantidade de fibras, elas podem ajudar a estabilizar os níveis de açúcar no sangue. Ela também ajuda a inibir os picos de açúcar que ocorrem depois de comer alimentos com alto índice glicêmico. No mesmo estudo, os pesquisadores descobriram que a Pitaya tem um efeito importante sobre o estresse oxidativo da rigidez aórtica em ratos diabéticos. Isto mostrou que o consumo regular desta exótica fruta pode ser benéfico na prevenção de problemas associados com a Diabetes.

Pitaya é uma rica fonte em Vitaminas: A Pitaya é uma excelente fonte em diversos nutrientes, tais como: Fósforo e oligossárideos que auxiliam o processo digestivo e previne o câncer de cólon e diabetes. Ajuda, também, a neutralizar substâncias tóxicas (metais pesados), reduz os níveis de colesterol e a hipertensão. As sementes têm efeito laxante. Pode-se consumir a polpa do fruto ao natural ou processado como refresco, geleias ou doces.

Benefícios da Pitaya Para Saúde Cardiovascular: A Pitaya pode ajudar a melhorar a saúde cardíaca, uma vez que diminui os níveis do (colesterol ruim) ao mesmo tempo melhorar os níveis do (bom colesterol). Além disso, Um Estudo realizado em 2010 mostraram que o consumo da Pitaya pode reduzir os riscos de desenvolver doenças cardíacas e desenvolver pressão alta. Esta fruta exótica é também uma boa fonte de gorduras monosaturada que ajudam a manter o coração em boas condições.

Fonte: saudedica